FGV mostra o valor de “Back to Basics”, para a venda a retalho – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Realizado hoje, na capital paulista, o encontro foi apresentado como o conceito de “Back to Basics” é essencial para que a empresa seja competitiva e rentável

O Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getulio Vargas (FGVcev) realizou, no dia de hoje (16/10), o evento “Back to Basics no Varejo: O que é essencial para que a empresa seja competitiva e rentável”, na capital paulista. O objetivo foi apresentar conceitos que possam otimizar e facilitar o dia-a-dia do comércio brasileiro.

O primeiro palestrante do dia, o evento “Back to Basics”, foi o professor Juracy Parente, a FGVcev, que tem os sete principais ingredientes de sucesso de uma empresa: 1) estratégia clara e diferenciada; 2) eficiência na execução; 3) foco no cliente; 4) as parcerias e alianças; 5) a inovação; 6) liderança e alinhamento; 7) a construção da marca.

De acordo com Padilha, o valor de uma empresa é feita de acordo com o benefício e o valor. Por exemplo: uma loja não pode oferecer muitos benefícios, mas entregar preços competitivos. No entanto, se outro estabelecimento de proporcionar mais benefícios pelo mesmo preço para o consumidor, a primeira opção perde valor. “O grande desafio é que a criança saia do “buraco negro” da média de todo o mercado. A empresa tem que se destacar e isso pode acontecer de várias maneiras: ser os melhores preços, o melhor serviço, oferecer maior conforto, ser o maior ou criar mais emoção”, disse.

Gestão do estoque

Outro destaque do evento “Back to Basics”, foi o CEO da RTC Brasil, Romualdo Teixeira, que falou sobre a importância da gestão de estoque. “As empresas chegam a perder 4% de seu estoque. Se eles se beneficiam de entre 2% e 4%, este percentual pode ser crucial”, afirmou o executivo.

Para ele, a gestão da acção inicia-se na análise da capacidade financeira para assegurar o modelo de negócios e permeia toda a cadeia de fornecimento. Por isso, também é importante que existam pessoas que se preocupam quase que exclusivamente dessa gestão, em vez de apenas uma área – como a logística ou comercial.

Gestão de pessoas

Em seu espaço durante o “Back to Basics”, a CMO do Great Place do Work Brasil COLOCOU, Tatiane Tiemi, mostrou que o cuidado das pessoas é cada vez mais importante. Ela também apontou alguns argumentos para que uma empresa possa ser considerada boa para trabalhar. “O empregado tem que ter o orgulho de trabalhar na empresa, ele se sente bem com seus colegas e acreditar que a empresa tem credibilidade, respeito e imparcialidade.” Por outro lado, uma pesquisa FICOU comprovado que, conforme aumenta a satisfação do funcionário, cresce a confiança também do cliente.

Planos de expansão

Por fim, o “Back to Basics”, contou com a participação do diretor de expansão e operações de Farmácias Onofre, Matias Adorno, que destacou os desafios de se transformar de uma empresa familiar em uma multinacional quando ocorreu a venda da Onofre, o gigante norte-americana CVS. De acordo com o executivo, primeiro é necessário mudar a cultura das pessoas para as transformações – como os canais digitais e off-line – para que a implantação de novos projetos seja feita da melhor maneira possível.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Guia da Farmácia

 

 

 

 

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/fgv-promove-evento-back-to-basics-no-varejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *